top of page

DIGITALAB 0.1 | SER-GENERATIVO de Pedro Alves da Veiga vai acompanhar a 20ª edição do festival MADEIRADiG

21 de novembro de 2024

“Alchimia” © Pedro Alves da Veiga

Com o intuito de expandir a difusão e a exibição das artes digitais, o festival MADEIRADiG apresenta na sua programação de 2024 a exposição “DIGITALAB 0.1 | SER-GENERATIVO” de Pedro Alves da Veiga. 

A presente mostra, com a curadoria de Hernando Urrutia, diretor e curador do projeto DIGITALAB - Laboratório de Estéticas Digitais e diretor artístico de projetos na área dos Novos Média/Média-Artes Digitais na APCA - Agência de Promoção da Cultura Atlântica, esteve em exibição na Galeria Tratuário em julho do presente ano, seguindo agora rumo ao Centro Cultural John dos Passos, onde terão lugar os concertos de abertura e encerramento do festival MADEIRADiG. Estará patente no espaço durante o decorrer do festival, de 28 de novembro a 3 de dezembro. 

 

Esta é uma exposição de arte generativa, arte criada com código, usando algoritmos que determinam as transformações mediante variadas técnicas computacionais, que procura afetar o âmbito da criação, modificado constantemente pela retroalimentação originada na experimentação, ajustando os sistemas para produzir novas versões de cada narrativa, seguindo-se uma abordagem ao processo criativo (a/r/cografia), usado para a criação das obras expostas. As narrativas generativas nestas obras estão baseadas conceptualmente no SER e nas diferentes formas de conexão, sejam elas internas ou externas, pelo que nas suas obras é focalizada a importância do SER interno, em conexão com a alma, a mente e o corpo e o SER externo, em ligação com os outros, com o espaço, com a sociedade.

DIGITALAB 0.1 | SER-GENERATIVO é uma exposição que vem desde o SER para o SER, materializando-se em obras atravessadas pela tecnologia e pela estética digital, com um caráter estimulante, envolvendo distintos media digitais e propondo reflexões constantes. Está inserida no projeto DIGITALAB, que visa promover um encontro entre as linguagens da vanguarda, propondo uma reflexão e um pensamento digital, explorando relações com tendência experimental e/ou ligação com a tecnologia. 

DIGITALAB - Laboratório de Estéticas Digitais nasce do crescente caminho que está a marcar-se na produção artística e discursiva contemporânea com linguagem digital computacional dos novos média, DIGITALAB propõe potenciar as relações pensamento/ação e criatividade/inovação, nas experiências cambiantes da sociedade contemporânea e as linguagens que viabilizam essas alterações e novas experiências.

Recorde-se que o festival MADEIRADiG, organizado pela APCA - Agência de Promoção da Cultura Atlântica em parceria com a agência cultural Digital in Berlin e a Estalagem da Ponta do Sol, celebra este ano a 20ª edição, que decorre de 28 de novembro  a 3 de dezembro, entre a Calheta e a Ponta do Sol. Seguindo o seu habitual formato, os concertos terão lugar pelas 21h30 entre o Centro Cultural John dos Passos e o auditório do MUDAS - Museu de Arte Contemporânea da Madeira, seguindo-se as after sessions na Estalagem da Ponta do Sol.

 

Os concertos de abertura e encerramento no CC John dos Passos são de entrada gratuita, sendo que os restantes requerem do bilhete diário no valor de 20 euros, adquiridos através do sítio oficial do MADEIRADiG: www.madeiradig.com 

O festival conta, ainda, com o apoio da Direção Regional da Cultura através da Casa das MUDAS - Museu de Arte Contemporânea da Madeira e do Centro Cultural John dos Passos, e também pela República Portuguesa - Cultura e pela Direção-Geral das Artes (DGArtes), no âmbito do programa de apoio a projetos de programação e desenvolvimento de públicos na área dos Novos Media. 

bottom of page