top of page

São Vicente é o ponto de partida para a circulação da exposição What is
Watt? na Região

12 de janeiro de 2024

What is Watt no MADEIRADiG 23

What is Watt? | MADEIRADiG 2023 © Miguel Apolinário

A Agência de Promoção da Cultura Atlântica - APCA está a preparar a circulação da exposição What is Watt? em vários concelhos da Região durante o ano de 2024. A exposição levada a cabo por António Barros, António Dantas, Carlos Valente, Celeste Cerqueira, Evangelina Sirgado de Sousa, Hugo Olim, Pedro Pestana e Silvestre Pestana, inaugurou a programação do festival MADEIRADiG 2023, entre 30 de novembro e 5 de dezembro, na costa oeste da ilha da Madeira, preparando-se agora para circulação regional e, futuramente, nacional.

Assim sendo, What is Watt? estará patente na Biblioteca Municipal de São Vicente, de 19 de janeiro a 13 de março. A sua inauguração está programada para as 16h30 do dia 19 de janeiro com a exibição do documentário ‘What is Watt?’, realizado por Hugo Olim. O evento contará com a presença de Rosa Castanho, Vereadora da Câmara Municipal de São Vicente.

Recorde-se que a exposição What is Watt? é um projeto artístico interdisciplinar que tem na sua génese a promoção e a exploração das diferentes linguagens de expressão artística em que a eletricidade é o fio condutor, tanto na execução como na apresentação das obras. O projeto remete para o questionamento da práxis artística na contemporaneidade, que vá de encontro com as emergentes tecnologias e consequentes disponibilidades de participação global. Isto é, reconhece-se uma tendência generalizada para a desmaterialização da obra de arte, o que corresponde a múltiplas conexões entre arte, ciência e tecnologia.

Desde 2001, este projeto tem reunido um grupo de artistas, maioritariamente da ilha da Madeira, com uma prática artística de caráter tecnológico. O projeto pretende alcançar dois principais vetores: por um lado firmar a herança criativa com forte cunho madeirense no campo dos novos media e da poesia experimental, e por outro, oferecer ao público a oportunidade de redescoberta do projeto que já celebrou mais de 20 anos, através do estabelecimento de uma nova exposição itinerante.

www.whatiswatt.org

bottom of page