89 BIRDS apresenta ‘FotoSINTEsis’ no TRANSGRESSION art + technology
14 de julho de 2025

No âmbito do projeto TRANSGRESSION art + technology, promovido pela APCA – Agência de Promoção da Cultura Atlântica, a dupla 89 BIRDS apresentará a sua performance audiovisual no próximo dia 18 de julho, às 19h, no Teatro Municipal Baltazar Dias.
89 BIRDS é um projeto audiovisual eletrónico formado pelos músicos colombianos Felipe Valencia (Normal Moodo) e Gabriel “Tato” Lopera (Estados Alterado e Supervelcro), artistas com uma sólida carreira internacional. Através de contrastes visuais e sonoros, o projeto propõe uma experiência sensorial imersiva que homenageia o planeta e estimula o debate sobre questões ambientais, despertando consciência e reflexão em cada apresentação.
A dupla tem como missão criar um movimento ambiental através da música, promovendo o interesse científico e tecnológico com foco na preservação e no desenvolvimento sustentável. Como afirmam: “Queremos fazer parte da solução de tantos problemas acumulados por gerações, cujas consequências vemos agora.”
A performance ‘FotoSINTEsis’, com duração de 70 minutos, pretende provocar uma mudança de mentalidade em relação ao meio ambiente. Reflete sobre como a civilização tem utilizado o avanço tecnológico para o seu desenvolvimento – processo que se intensificou exponencialmente ao longo da história –, alertando para o risco de essa mesma tecnologia, outrora aliada, se voltar contra nós. Este é o ponto central de ‘FotoSINTEsis’: reconhecer a nossa fragilidade. Ao usar a tecnologia como ferramenta criativa, o projeto transgride a visão superficial predominante, propondo um novo caminho para evitar a autodestruição.
Criada especialmente para o TRANSGRESSION art + technology LAPP 3, esta performance integra um encontro de artistas com diferentes visões e abordagens transgressoras, apresentando novas formas de visualização e sonoridade no âmbito digital, em concertos visuais que exploram a relação entre arte e tecnologia.
Os bilhetes estão disponíveis na Ticketline e na Bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias.
Sobre o TRANSGRESSION art + technology LAPP 3
O TRANSGRESSION art + technology LAPP 3 é uma iniciativa que promove a inclusão da sociedade nas novas manifestações contemporâneas de vanguarda audiovisual ao vivo, apresentando diversas abordagens, conceitos e narrativas através de múltiplas linguagens e processos tecnológicos. Explora novas formas de geração de imagem e som na arte sonora e visual em movimento, dinamizando a cultura visual e sonora do Funchal e aproximando o público da experimentação e inovação artística.
O projeto é promovido pela APCA – Agência de Promoção da Cultura Atlântica, com curadoria e direção artística de Hernando Urrutia, coprodução do Teatro Municipal Baltazar Dias e apoio da DREAMMEDIA Madeira e do Diário de Notícias, sendo financiado pela República Portuguesa – Cultura / DGARTES – Direção Geral das Artes.
Mais informações: www.transgression-art-technology.com.pt
.jpg)



