top of page

A Nossa Missão

A Agência de Promoção da Cultura Atlântica (APCA) é um organismo de direito privado sem fins lucrativos, com sede na Região Autónoma da Madeira, fundada em 2005 com o propósito de contribuir para o desenvolvimento e divulgação do Conhecimento, da Cultura e das Artes das ilhas atlânticas num âmbito geográfico mais abrangente possível.

Desde então a APCA, atuando nas áreas do conhecimento científico e cultural, mas também tecnológico, concebeu e desenvolveu projetos, constituiu-se produtora executiva e parceira do Governo Regional da Madeira, entre outras parcerias públicas e privadas, enquadrou na sua estrutura iniciativas desenvolvidas por técnicos credenciados, outra consequência da colaboração com o Governo Regional da Madeira, e acolheu estágios de alunos do ensino superior. O modelo baseado no conceito de rede caracterizador da ação da APCA teve como consequência imediata a concretização de várias iniciativas.

O contributo da APCA para a sociedade faz-se igualmente através da disponibilização da experiência acumulada em gestão cultural, incluindo a necessária vertente financeira, aos projetos formativos. Entre estes, destaca-se o NAVE, elaborado por uma mestranda em Gestão Cultural, da Universidade da Madeira, mas é também significativo o contributo da APCA nesta vertente e noutros estágios realizados no âmbito do ensino técnico profissional.

 

A nossa evolução enquadra-se, numa perspectiva mais geral, no desenvolvimento do associativismo cultural e do sector cultural e criativo madeirense registado nas últimas décadas, crescimento em parte sustentado em parcerias privadas e entre o público e o privado. À APCA, como ao sector em geral, colocam-se oportunidades de crescimento no curto prazo, de modo a continuar os projetos acima referidos e desafiar os seus limites atuais no estrito entendimento do benefício da comunidade.

Órgãos Sociais

(Eleitos em Assembleia Geral de 16 de outubro de 2020)

Assembleia Geral 

Presidente: Rafael Duarte Pestana Figueira Santos 

Vice-presidente: Humberto Nuno Carvalho Homem e Morna Gomes

Secretário: Isilda Maria Quintal Fernandes 

Conselho de Administração

Presidente: João Maurício Tomás Gouveia Marques

Vice-presidente: Rafael Paulo Candelária Gomes Biscoito 

Vice-presidente: Leocádia José Remesso Ferreira 

Conselho Fiscal

João Paulo Afonso Rodrigues Videira

Miguel Ângelo Nunes Apolinário

Sónia Maria Tomás Gouveia Marques 

A Equipa

Equipa da APCA

Gestão de Projetos

Sónia Marques

Helena Moniz Sousa

Maria Gouveia

Produção e Direção Artística

Maria Fernandes

Rafael Biscoito

Departamento de Comunicação 

Beatriz Oliveira

Miguel Apolinário

A APCA Madeira é uma estrutura financiada por:

Logotipo RP Cultura
Logotipo DG Artes
Logotipo PRR
Logotipo Interreg
Logotipo Comissão Europeia
bottom of page