APCA abre open call "Ilhas Revisitadas" para artistas da Madeira e dos Açores
15 de novembro de 2025

A APCA – Agência de Promoção da Cultura Atlântica lança amanhã, dia 15 de novembro, a open call Ilhas Revisitadas. Destinada a artistas individuais dos Açores e da Madeira, a convocatória convida estes artistas contemporâneos a submeterem as suas propostas.
No contexto do projeto expositivo “Ilhas Revisitadas”, inspirado nas celebrações do centenário da publicação de As Ilhas Desconhecidas, de Raúl Brandão, abre-se a presente convocatória para seleção de dois artistas contemporâneos - um natural ou residente na Madeira e outro natural ou residente nos Açores - propondo um diálogo entre os dois arquipélagos portugueses a partir da reinterpretação artística dos imaginários insulares descritos por Brandão em 1926.
A open call oferece a oportunidade de realização de uma residência artística em fevereiro de 2026, na qual os artistas selecionados estarão juntos, no MUDAS – Museu de Arte Contemporânea da Madeira e no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, 7 dias em cada um dos locais, promovendo um diálogo contínuo entre si. A obras resultantes desta residência serão apresentadas pela primeira vez numa exposição no MUDAS e, posteriormente, no Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas.
Dando continuidade à programação das City Sessions, no dia 28 de novembro, às 16h00, terá lugar, também na Galeria Tratuário, um Workshop de "Design de Artworks e Cartazes", dedicado à criação de imagens para o universo da música. Orientada por Mafalda Melim, artista visual e cofundadora do Colectivo Casa Amarela, a sessão pretende explorar diferentes formas de construir um artwork ou um cartaz, sem regras e sem necessidade de experiência prévia em design. A abordagem é DIY, centrada na prática e na experimentação livre com materiais visuais, colagens, fotografias e texturas digitais.
Toda a informação detalhada e respetivo regulamento aqui.
.jpg)