APCA apresenta arte digital nos mupis da cidade do Funchal
7 de outubro de 2025

O Funchal recebe, de 15 a 21 de outubro, a 1.ª edição da FX Digital Art - Mostra Internacional de Arte Digital, uma iniciativa de inclusão cultural promovida pela APCA - Agência de Promoção da Cultura Atlântica. Sob a direção e curadoria de Hernando Urrutia, o projeto tem como principal objetivo aproximar o cidadão da criação artística contemporânea, transformando o espaço urbano num palco de fruição estética, reflexão e experimentação digital.
A mostra reúne obras de arte digital bidimensional (2D), de artistas nacionais e internacionais, com especial destaque para criadores europeus. As obras, selecionadas através de um processo de curadoria, serão exibidas num circuito urbano concebido para o espaço público, que utiliza infraestruturas existentes, como mupis e abrigos de paragens de transportes públicos, ao longo da Avenida do Mar. Cada obra estará acompanhada por dois códigos QR, permitindo ao público aceder a conteúdos complementares sobre os artistas, as obras e o próprio circuito expositivo, através do website oficial do projeto.
Com esta proposta inovadora, o projeto FX Digital Art promove um acesso democrático à arte contemporânea, levando a criatividade digital à cidade e para a cidade. A iniciativa propõe uma nova forma de encontro com a arte, nos lugares do quotidiano urbano, como as paragens de autocarro, onde o tempo de espera se transforma em oportunidade de contemplação e descoberta.
O resultado deste processo criativo é uma exposição coletiva inédita, com curadoria de Hugo Olim, que coloca lado a lado múltiplas linguagens contemporâneas. Recorrendo a tecnologias digitais e meios multimédia, os trabalhos exploram diferentes formas de olhar para a insularidade, a relação com o mar, as periferias e o próprio conceito de desconhecido, estimulando uma reflexão sobre a
contemporaneidade atlântica.
O evento inclui ainda a conferência “A Arte Digital no Espaço Público”, que terá lugar no dia 17 de outubro, às 18h00, na Galeria Tratuário. Nesta sessão, Hernando Urrutia, diretor e curador do projeto, abordará o estudo de caso da arte digital no espaço público e o surgimento e relevância da FX Digital Art como proposta inovadora de aproximação entre arte, tecnologia e comunidade. A entrada é livre.
Uma produção da APCA - Agência de Promoção da Cultura Atlântica, com o apoio da DREAMMEDIA, Diário de Notícias e da República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes.
.jpg)



