APCA Madeira esteve em Bruxelas para as reuniões finais do projeto Archipel.eu
20 de junho de 2023
As reuniões finais do Archipel.eu aconteceram entre os dias 31 de maio e 1 de junho, em Bruxelas, juntando os membros do Consórcio: Institut Français (líder do projeto), APCA - Agência de Promoção da Cultura Atlântica e OCTA - Overseas Countries and Territories Association e membros da Comissão Europeia. Como representantes das entidades envolvidas, a Agência de Promoção da Cultura Atlântica esteve representada por Helena Moniz Sousa, Gestora de Projetos Culturais, e Beatriz Oliveira, Coordenadora do Departamento de Comunicação. Por parte do Institut Français, contou-se com a intervenção de Valerie Lesbros (responsável pelo Polo Cultura e Parcerias Solidárias e Direcção de Cooperação, Diálogos, Línguas e Sociedades), Thierry D’Anna (Gestor de Projetos de Desenvolvimento, Unidade de Parcerias Europeias e Direcção de Cooperação, Diálogos, Línguas e Sociedades) e Francky Blandeau (Subdiretor do Departamento de Cooperação, Diálogo e Sociedades). Da OCTA, entidade que acolheu as reuniões, estiveram presentes Marta Fernández Fornieles (Coordenadora do Secretariado da OCTA), Ann Philipps (Presidente do Comitê Executivo da OCTA – Representante de Curaçao na UE) e Shandra John, Consultora Jurídica - representante assistente de Aruba na UE). Germán Esteban (Subchefe de Unidade/Chefe de Unidade Adjunto, Regiões Ultraperiféricas) e Daniel Albuquerque (Policy Officer, Regiões Ultraperiféricas) representaram a Comissão Europeia nas reuniões.
Recorde-se que a APCA integra o Archipel.eu desde 2021, sendo a única entidade portuguesa selecionada para o Consórcio do projeto-piloto da União Europeia. No âmbito deste programa foram apoiados dois projetos da Região Autónoma da Madeira através do Fundo para a Salvaguarda e Promoção do Património Cultural Imaterial das Regiões Ultraperiféricas e dos Países e Territórios Ultramarinos: “A Rota do Bandolim” da Associação de Bandolins da Madeira e “ATREMAR” da Associação Cultural Casa Invisível em parceria com a AFERAM.
O Archipel.eu foi lançado em Outubro de 2021 e está agora na fase final das recomendações. O projeto-piloto apoiou 49 projetos distribuídos pelas Regiões Ultraperiféricas da União Europeia e pelos Países e Territórios Ultramarinos.
Saiba mais em: www.programme-archipel.eu