'Atlânticos - Media Arte' em exibição no Teatro Municipal Baltazar Dias
18 de setembro de 2025

A exposição “Atlânticos - Media Arte” estará em exibição no Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias, de 19 de setembro a 8 de outubro, inaugurando, assim, a sua temporada.
A mostra reúne seis artistas da Madeira e dos Açores, criando um espaço de diálogo artístico e reflexão em torno dos conceitos de ilha e desconhecido.
A iniciativa resulta da open call promovida pela APCA – Agência de Promoção da Cultura Atlântica, no âmbito das comemorações do centenário da publicação de “As Ilhas Desconhecidas” (1926), de Raúl Brandão, obra incontornável da literatura portuguesa que deu novas leituras às realidades insulares. Inspirados por este legado, artistas dos dois arquipélagos foram convidados a propor projetos nas áreas da instalação, filme/vídeo, fotografia, multimédia, som, arte digital e interatividade.
No total, seis criadores foram selecionados — Ana Margarida Menezes, Anna Jiskrova, Catarina Fernandes, Flávio Nuno Joaquim, Paulo Freitas e Sara Brum Silva. Cada um deles realizou, durante o mês de junho, uma residência artística no arquipélago oposto ao da sua origem, vivenciando novas geografias e quotidianos que serviram de base ao desenvolvimento das obras agora apresentadas.
O resultado deste processo criativo é uma exposição coletiva inédita, com curadoria de Hugo Olim, que coloca lado a lado múltiplas linguagens contemporâneas. Recorrendo a tecnologias digitais e meios multimédia, os trabalhos exploram diferentes formas de olhar para a insularidade, a relação com o mar, as periferias e o próprio conceito de desconhecido, estimulando uma reflexão sobre a
contemporaneidade atlântica.
Mais do que um exercício estético, “Atlânticos - Media Arte” propõe-se a ser uma plataforma de encontro e intercâmbio entre artistas, territórios e públicos. A iniciativa não só aproxima os dois arquipélagos, como também contribui para a construção de novas narrativas artísticas que ultrapassam fronteiras físicas e simbólicas.
A organização está a cargo da APCA – Agência de Promoção da Cultura Atlântica, em coprodução com a ADCA – Agência para o Desenvolvimento da Cultura nos Açores e Câmara Municipal do Funchal, através do Teatro Municipal Baltazar Dias e o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.
Com esta exposição, o Teatro Municipal Baltazar Dias reforça o seu papel como espaço privilegiado de apresentação e difusão das artes contemporâneas, dando início a uma temporada que promete abrir horizontes e aproximar públicos.
.jpg)



