
A Galeria Tratuário afirma-se como um espaço dedicado à criação contemporânea, orientado para a promoção de sinergias entre artistas e a comunidade glocal. A sua programação integra exposições, projetos artísticos de carácter inovador e interdisciplinar, bem como colaborações institucionais, assentes na convicção de que a expressão criativa constitui um instrumento fundamental de enriquecimento individual, coesão social e transformação cultural.
A Galeria contribui de forma significativa para a economia local, através do estímulo ao turismo cultural do Funchal e na valorização do espaço urbano, reforçando a sua vitalidade e atratividade. Paralelamente, assume-se como um agente ativo no panorama cultural madeirense, nacional e internacional, promovendo a afirmação da ilha enquanto território de produção cultural contemporânea, articulando com contextos artísticos e tecnológicos mais amplos. Neste sentido, a Galeria apoia a comunidade artística local, identificando, acompanhando e potenciando talentos emergentes.
No âmbito deste projeto, a Galeria Tratuário propõe-se a dinamizar a criação e produção a nível regional e nacional, incentivando a mobilidade de artistas e curadores, através de parcerias com outros espaços culturais dos arquipélagos e do continente, com vista à construção de uma programação em rede. O processo curatorial privilegia a criação de obras e projetos inéditos, selecionando artistas cuja prática revele capacidade de diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, desde os novos media às artes plásticas e digitais, fomentando abordagens transdisciplinares no contexto local.
A relevância do espaço da Galeria tem-se vindo a afirmar enquanto elemento estruturante de um ecossistema criativo, dinâmico e crítico, contribuindo para o desenvolvimento de públicos e para a participação ativa das comunidades locais, com especial incidência no trabalho desenvolvido com escolas e contextos educativos.
.jpg)
















