top of page

'Carga Aérea' na #2 edição das Funchal City Sessions

25 de agosto de 2025

Originalmente concebidas como MADEIRADiG CiTY SESSIONS, que, com a pausa do festival, sofreu uma mudança de identidade para 'Funchal City Sessions', a 2ª edição apresenta agora 'Carga Aérea', projeto do compositor português Francisco Marujo, que terá lugar no dia 13 de setembro, às 21h30, na Galeria Tratuário. 

O confronto com o invisível e o etéreo que permeiam o quotidiano do artista é o ponto de partida para 'Carga Aérea', pseudónimo que dá corpo aos desvaneios espectrais de Francisco Marujo, oscilando entre o mais sereno e nostálgico e as franjas mais intensas da dor

O seu mais recente EP, "Sonda" (Colectivo Casa Amarela, 2025), representa um longo período de maturação iniciado em setembro de 2019, quando o artista se encontrava em Erasmus, na Holanda.

São apenas quatro faixas, mas cada uma funciona como um portal para memórias muito específicas de momentos, sentimentos, lugares e pessoas associadas a essa fase de vida. Numa época em que a música ambiente tem sido frequentemente desvalorizada como mero som de fundo, dominada por playlists, bots, inteligência artificial ou lógicas de ganância corporativa, lançamento como "Sonda" recordam-nos a vulnerabilidade e a intensidade emocional que caracterizam a melhor música experimental. Estas canções são evocativas, emocionais, mas nunca óbvias ou lineares. 

E ainda há uma novidade nesta 2ª edição: após o concerto de 'Carga Aérea', haverá uma after session na própria Galeria Tratuário, de forma a prolongar o espírito do encontro e celebrando a música num ambiente descontraído. 

Dando continuidade à programação das City Sessions, no dia 12 de setembro, às 17h00, terá lugar, também na Galeria Tratuário, um Workshop de "Produção Musical Digital", dirigido a quem está a iniciar o seu percurso na área da produção musical. Orientada por Francisco Marujo (Carga Aérea), a sessão apresentará conceitos básicos sobre DAWs (Digital Audio Workstations) e os primeiros passos na criação musical, a partir da experiência prática do compositor. Um DAW é uma estação de trabalho digital para áudio, utilizada para criar, gravar, editar, misturar e produzir música diretamente no computador. Através dessa ferramenta é possível compor com instrumentos virtuais, aplicar efeitos sonoros, trabalhar com samples, gravar e finalizar obras musicais. 

A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia até 8 de setembro, através do formulário: 

As Funchal City Sessions são uma iniciativa da APCA - Agência de Promoção da Cultura Atlântica, em parceria com o Colectivo Casa Amarela e contam com o apoio da República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes. 

PROGRAMAÇÃO DETALHADA 

Local: Galeria Tratuário

12 de setembro

17h00: Workshop "Produção Musical Digital" com Francisco Marujo (Carga Aérea)

13 de setembro 

21h30: Concerto de 'Carga Aérea'

bottom of page