top of page
Logotipo eGamesLab

O eGames Lab é um cluster nacional estabelecido em Portugal (Madeira, Açores, Lisboa e Évora) com laços estreitos e cooperação com a Carnegie-Mellon University em Pittsburgh (EUA), e AmazonWebServices (AWS) GameTech em Londres (Reino Unido), bem como com players da indústria e consultores do hub de jogos em Copenhague (Dinamarca).

Numa economia global marcada pela pandemia e ameaçada por uma nova beligerância, os eGames mantêm-nos continuamente conectados ao compartilhar experiências, permitindo mudanças positivas de comportamento e dando a conhecer mais sobre história, mudanças climáticas, humanidades e artes. Esta visão dos jogos transformadores como o novo meio de entretenimento por defeito do nosso milénio levou este consórcio a estabelecer um novo cluster nacional para o verdadeiro desenvolvimento de uma indústria de eGames há muito esperada em Portugal. O consórcio tem apoio formal dos principais líderes do setor, como Sony Playstation, Alienware da Dell e EnjinStarter Launchpad de Cingapura (Fig. 1). O consórcio também trabalhará com a prestigiosa Universidade de Canterbury (Nova Zelândia) e o famoso HitLab (um dos melhores laboratórios de Realidade Virtual do mundo). 

Consola de jogos - PlayStation

Neste projeto, a APCA vai pesquisar estruturas narrativas multimédia geradas pelo motor AI storytelling desenvolvido no WP3, trabalhando em conjunto com os parceiros WOW, FAPPTORY e WALKME. A APCA definirá e entregará um conjunto de casos de uso específicos para teste, nomeadamente eGames educacionais, trabalho em performance e pesquisadores de audiências de aprendizagem, a fim de definir métricas para ajudar o alcance do mercado pelos membros do Consórcio.

É englobado um conjunto de competências científicas e tecnológicas e garante a participação de copromotores de diversas origens e regiões que assegurarão os mecanismos e procedimentos necessários a uma efetiva transferência e exploração dos resultados do projeto.

bottom of page