top of page

9 de abril de 2024

'Art Travellers' é o novo projeto da APCA Madeira

Sonhos by Miguel Apolinário
Bolo de mel by Miguel Apolinário

© Miguel Apolinário

A APCA - Agência de Promoção da Cultura Atlântica vai lançar, já no fim do mês de abril, um novo projeto, desta vez virado para o turismo gastronómico e cultural. Chama-se 'Art Travellers' e visa ser um projeto cultural emocionante que convida a descobrir a vasta herança da Ilha da Madeira, através de percursos pedestres na cidade do Funchal, com base na história do lugar, direcionados à Gastronomia, à Música, à Arte, à História e à Arquitetura, surgindo como uma iniciativa de divulgação cultural, que visa a exploração e a promoção de diversos tipos de património cultural, contribuindo para a compreensão entre culturas e o desenvolvimento social. Durante estes percursos, serão estabelecidas conexões com eventos pop-up de expressão artística, numa colaboração próxima com a comunidade artística local, impulsionando as artes e os ofícios e protegendo e preservando a cultura e a identidade coletiva local. 

A Rota da Doçaria Conventual é a rota que inaugura o projeto, acontecendo todas as sextas, a partir do dia 26 de abril, às 10 horas. O percurso inicia-se no Convento de Santa Clara, com a duração de três horas, e vai desvendando a história da doçaria praticada nos conventos da cidade do Funchal. Ao longo destas três horas, acontecerão momentos de degustação da doçaria conventual, estando também incluídos momentos de música e teatro. A rota termina na Galeria Tratuário. 

Os bilhetes podem ser adquiridos online, a partir do dia 12 de abril: https://bit.ly/3VTpW3M.

Note-se que o objetivo principal do projeto 'Art Travellers' é proteger e promover o património cultural da Região, divulgando a cultura através do património edificado e imaterial, destacando os seus valores, autenticidade e legado, e promovendo um diálogo intercultural genuíno. Dessa forma, pretende-se aumentar o número de visitantes nos locais culturais envolvidos, impulsionando o turismo cultural, melhorando a qualidade dos conteúdos divulgados e aumentando a satisfação com o destino Madeira.

Mais informações no site oficial do projeto: www.art-travellers.com 

bottom of page