top of page
Logotipo MADEIRADiG

O MADEIRADiG é um festival, realizado anualmente, dedicado à música electrónica e experimental realizado desde 2004 pela APCA e, a partir de 2008, em parceria com o MUDAS – Museu de Arte Contemporânea da Madeira, a Estalagem da Ponta do Sol e o portal Digital in Berlin. A qualidade e a coerência da programação, aliada à complementaridade da oferta de lazer proporcionada, tornaram o MADEIRADiG uma das referências nos panoramas europeu e global dos festivais do género electrónico-experimental.

Maja Ratje MADEIRADiG 2017

Maja S. K Ratkje | MADEIRADiG 2017 | © Roland Owsnitzki

Este é atualmente um festival totalmente orientado para a apresentação de projetos e artistas na área da música electrónica e experimental e tem sido opção ao logos dos últimos anos, para cada edição do festival, a escolha de um conjunto de propostas musicais relativamente diversificado, representativo de diferentes sensibilidades e correntes artísticas. A elevadíssima qualidade, diversidade e coerência da programação, já albergou vários dos mais aclamados nomes mundiais do género como Burnt Friedman, William Basinski, The Necks, Lee Ranaldo, Carl Stone, Taylor Deupree ou Alva Noto, entre muitos outros. 

Em 2022 surgem as Funchal City Session, resultante de uma nova parceria com o Colectivo Casa Amarela, responsável pela curadoria. Esta é uma versão que alarga o certame à cidade do Funchal através de três sessões apresentadas ao longo do ano, antecedendo as habituais datas das atividades em dezembro, distribuídas entre a Calheta e a Ponta do Sol. 

Atualmente 80% do público do evento é composto por espectadores estrangeiros, fazendo do MADEIRADiG um dos escassos eventos na Região Autónoma da Madeira com impacto no segmento do Turismo Cultural. 

bottom of page