Está no ar o Mapeamento Cultural Archipel.eu!
20 de maio de 2023
O programa Archipel.eu já lançou o Mapeamento Cultural Archipel.eu. Esta é uma ferramenta valiosa que liga os profissionais da cultura das Regiões Ultraperiféricas e dos Países e Territórios Ultramarinos da União Europeia, disponibilizando os contatos de artistas e entidades culturais disponíveis para networking e colaboração em diversas áreas. Uma das grandes dificuldades do setor cultural é encontrar parceiros que tenham interesses e objetivos mútuos numa mesma área de intervenção, o que pode levar a que muitos projetos não se realizem, ou ainda a que ocorra um acentuado desconhecimento de possíveis parceiros que se apoiem mutuamente. O Mapeamento Cultural vem, assim, responder a esta lacuna, disponibilizando 172 contatos, sendo 42 da comunidade cultural madeirense.
Esta ferramenta digital foi desenvolvida pela APCA Madeira, membro do Consórcio do projeto-piloto, ao longo da sua implementação e que de momento se encontra na fase final das recomendações, e está disponível no website oficial do mesmo: www.programme-archipel.eu. Ainda é possível fazer o registo para fazer parte do Mapeamento através do formulário também disponível no website e nas redes sociais.
Recorde-se que a APCA integra o Archipel.eu desde 2021, sendo a única entidade portuguesa selecionada para o Consórcio do projeto-piloto da União Europeia, tendo concorrido contra outras oito candidaturas de organismos públicos e privados europeus. De salientar que o papel da APCA neste programa passa pela criação da estratégia de comunicação, através do desenvolvimento e gestão do site oficial Archipel.eu (disponível em 4 idiomas), sendo ainda responsável pela identidade visual do projeto e comunicação global. Além disso, presta apoio na realização de trabalhos às candidaturas, beneficiários e à mobilidade dos artistas, ao nível das RUP portuguesas e espanholas. Umas das dificuldades do setor cultural é encontrar parceiros que tenham interesses e objetivos mútuos numa mesma área de intervenção, o que pode levar a que muitos projetos não se realizem, ou ainda a que ocorra um acentuado desconhecimento de possíveis parceiros que se apoiem mutuamente. O Mapeamento Cultural vem, assim, responder a esta lacuna, disponibilizando 172 contactos, sendo 42 da comunidade cultural madeirense.
Sobre o Archipel.eu
Lançado a 13 de outubro de 2021, o programa Archipel.eu é um projeto-piloto cofinanciado pela União Europeia e oferece oportunidades de financiamento para artistas e organizações culturais das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia e dos Países e Territórios Ultramarinos.
No âmbito deste programa foram apoiados dois projetos da Região Autónoma da Madeira através do Fundo para a Salvaguarda e Promoção do Património Cultural Imaterial das Regiões Ultraperiféricas e dos Países e Territórios Ultramarinos: “A Rota do Bandolim” da Associação de Bandolins da Madeira e “ATREMAR” da Associação Cultural Casa Invisível em parceria com a AFERAM.
Saiba mais em: www.programme-archipel.eu